Páginas

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Magnífico Edifício Selvagem

Projeto Magnífico de J. Koen Olthuis, o Edifício Selvagem

O arquiteto holandes, J. Koen Olthuis, criou 'árvore marinha', partindo do princípio de que projetos urbanísticos não devem ser destinados apenas a seres humanos. Em vez de usar o espaço urbano para construir estruturas apenas para os seres humanos, o arquiteto o resolveu pensar em projetos urbanísticos também para a vida selvagem."Quanto mais construímos, mais deslocamos a flora e a fauna", justificou o arquiteto. Daí a ideia de construir algo destinado apenas a animais e plantas. "Há pouco espaço nas cidades grandes, mas ainda podemos aproveitar a água", disse à BBC Brasil.

Assim surgiu a Sea Tree ("árvore marinha", em tradução livre), uma construção de cerca de 30 metros de altura (mais cerca de 6 a 8 metros sob a superfície) que tem como objetivo servir de refúgio para plantas, animais marinhos e pássaros, por exemplo.

A estrutura do projeto é semelhante à de uma usada para construir plataformas de petróleo no mar, mas serve para grandes rios e lagos urbanos. O custo, estima, é de cerca de US$ 9 milhões (R$ 16 milhões), "mas estamos tentando barateá-lo".

Olthuis argumenta que projetos como esse podem aumentar a fauna e flora das cidades grandes, ajudar a limpar rios poluídos e absorver a água da chuva.



Este projeto, é magnífico em todos os sentidos, começa pela arquitetura, a capacidade de se criar um eco sistema completo e totalmente independente. Com toda essa estrutura, animais que causam doenças e trazem mal aos seres humanos, deixariam de se refugiar em casas para ir onde tem tudo o que eles precisam. Olthuis, não é melhorou, mas deu uma alternativa que pode salvar a vida na Terra, humanos e animais em harmonia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Veja Também